Caso Deolane e o interesse pela vida alheia: ostentação engaja, mas arranhão na imagem sugere mudança no mercado de influenciadores

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Deolane foi presa em uma operação que investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais na internet. Como explica Carol Prado, repórter do g1 que acompanha os movimentos do mercado na internet, ter influência nas redes sociais virou uma ferramenta de ascensão social. É o caso de Deolane Bezerra, empresária e advogada com mais de 20 milhões de seguidores nas redes sociais.
“A influência acabou sendo vista como uma ferramenta de ascensão social. Então, do mesmo jeito que muitos sonham ser jogadores de futebol ou sonham ser ator, atriz de novela, hoje muita gente sonha ser influenciador, vencer na vida sendo influenciador”, disse Carol em entrevista ao podcast O Assunto desta quinta-feira (5).
“A Deolane já foi comerciante, já foi sacoleira e teve uma ascensão social. Ganhou poder aquisitivo e por isso é tão importante para narrativa dela mostrar essa ostentação, mostrar que ela tem acessos, tem acessos a uma vida de luxo, viagens, carros, mansões.”
Mas o estilo de vida propagando uma ostentação em excesso, apesar de engajar na visibilidade da pessoa e, consequentemente, nas publicidades que ela anuncia, pode indicar, agora, uma mudança no mercado digital com influenciadores.
Deolane Bezerra em foto publicada no seu Instagram
Reprodução/Instagram
Deolane foi presa nesta quarta (4) em uma operação que investiga lavagem de dinheiro e jogos ilegais na internet. Mas ela não é a única famosa com ascensão meteórica nas redes a parar nas páginas policiais.
E, esse arranhão na imagem pública (dela e de outros influenciadores) pode, agora, indicar uma mudança no mercado e na relação com marcas. Uma crise de credibilidade mesmo.
“Algumas empresas, não todas, estão muito preocupadas com a mensagem que determinado influenciador vai passar. As empresas estão mais cautelosas na hora de escolher um influenciador, a gente está vendo uma mudança de mercado. Talvez para uma influência mais segmentada, de nicho, e isso em parte do mercado.”
Ouça a íntegra do episódio aqui.
O futuro dos influenciadores
VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

Fonte: G1 Entretenimento